class="post-template-default single single-post postid-3898 single-format-image wp-embed-responsive " data-site-content-bg =#ffffff >

A SAÚDE ORAL NA MULHER

A saúde na mulher apresenta também alterações na sua saúde oral. E, por conseguinte, resultantes da variação dos níveis hormonais durante as diferentes fases da sua vida.

A SAÚDE ORAL NA MULHER

A saúde na mulher apresenta também alterações na sua saúde oral. E, por conseguinte, resultantes da variação dos níveis hormonais durante as diferentes fases da sua vida.

MENSTRUAÇÃO

Assim, as alterações orais mais comumente observadas antes do período menstrual decorrem dos níveis elevados da hormona progesterona. Deste modo,  podem incluir inflamação gengival (gengiva adquire uma tonalidade avermelhada e pode sangrar mais do que o habitual durante a escovagem). Logo, nesta fase também podem surgir aftas na cavidade oral.

UTILIZAÇÃO DE CONTRACETIVOS ORAIS

Neste caso, a utilização destes fármacos (ex.: pílula) poderá causar inflamação gengival. Além disso, está descrito que aumenta a probabilidade de desenvolver alveolite seca. Esta é uma complicação decorrente da extração de um dente e que está aumentada em mulheres que utilizam este método contracetivo. Por esta razão, é importante informar o médico dentista sobre a medicação que está a tomar antes de qualquer intervenção.

GRAVIDEZ

Assim, durante a gravidez poderá ser difícil proceder a uma escovagem eficaz. Uma vez que, algumas mulheres experienciam náuseas provocadas por pastas dentífricas com sabores muito intensos. A forma mais fácil de ultrapassar esta dificuldade é optar por um dentífrico com um sabor neutro.

Deste modo os episódios de vómito podem conduzir à erosão (desgaste) das superfícies dentárias. Assim, para evitar esta ação adversa poderá preparar um copo de água com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para bochechar, 30 minutos, antes de escovar os dentes.

Esta é outra fase com alterações hormonais marcadas que aumentam o risco de inflamação gengival e do aparecimento da Periodontite.

MENOPAUSA

Portanto, na menopausa muitas mulheres reportam gengivas doridas/sensíveis. De igual modo, sensação de boca seca, sensação de ardor e ainda e alterações no paladar.

OSTEOPOROSE

Além disso na osteoporose os seus ossos tornam-se fracos e fraturam com facilidade. As alterações hormonais após a menopausa aumentam o risco de osteoporose nas mulheres. Porque quando os seus ossos estão enfraquecidos pela osteoporose, a doença periodontal pode instalar-se mais rapidamente. Assim, com a perda de osso dos maxilares a probabilidade de perder dentes aumenta.

Deste modo, de forma a prevenir e a resolver estas alterações na sua saúde oral, é importante:

• Criar uma rotina diária de higiene oral (escovagem após as refeições e utilização de fio dentário);
  • Optar por uma alimentação saudável (limitando o consumo de alimentos açucarados ou bebidas gaseificadas);
  • Cessação tabágica (de forma a diminuir o risco de doença periodontal e de cancro oral, pigmentação escura dos dentes e mau hálito).