As acções do açúcar nos dentes podem provocar cáries.

Depois do período de Páscoa onde se cometem alguns excessos devido à ingestão de doces, achamos interessante falar sobre as ações do açúcar nos dentes e de como evitar cáries.

Ao ser ingerido, o açúcar entra em contato com bactérias que vivem na nossa boca e a partir desse momento, essas bactérias começam a utilizá-lo como fonte de energia e como consequência, libertam ácidos.

Esses ácidos «corróiem »e destróiem os dentes , formando cavidades a que se dá o nome de cáries.

Dependendo da propensão da pessoa, do tipo de bactérias que possuem na cavidade oral e da composição de sua saliva, além de desenvolver lesões cariosas, é possível que também desenvolvam gengivites, ou seja, inflamações gengivais (sangramento).

Cuidados a ter:

• É muito importante que se escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e que se passe o fio dentário pelo menos 1vez por dia;
  • Utilização de pastas com flúor;
  • Diminuição da ingestão de doces ;
  • Escovar os dentes ate 15 minutos após a ingestão dos doces seria o ideal;
  • Não comer doces no intervalo das refeições;
  • Evitar comer doces antes de dormir e se por acaso o fizer escovar muito bem os dentes antes de se deitar, porque a ação protetora da saliva está minimizada durante o sono;
  • E não se esqueça de visitar regularmente o seu dentista.

Dr.ª Rubina Jesus

Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

%d blogueiros gostam disto: