CIRURGIA

(Sisos, Quistos, Biopsias)

Esta área é responsável pelo diagnóstico e tratamento de todos os dentes que apresentem um prognóstico impossível de se manterem na cavidade oral, seja pela presença de cáries muito extensas e/ou não restauráveis, dentes inclusos (dentes retidos no osso, cuja erupção não é possível, fruto da sua posição anómala) dentes supranumerários (­dentes em excesso, para além do número normal que cada pessoa tem), dentes sem suporte ósseo, e ainda, dentes associados a lesões extensas (quistos).

Fruto da evolução tecnológica que a Medicina dentária tem sido alvo, todos estes procedimentos são o menos invasivos possíveis, não havendo grandes queixas dolorosas por parte do paciente, sendo que os procedimentos cirúrgicos, na sua generalidade, levam a um pós-operatório bastante favorável, sobretudo se forem devidamente planeados e programados.

CUIDADOS A TER PÓS-OPERATÓRIOS:

• Não fazer esforços físicos.
  • Dieta à base de líquidos frios (8-12h após).
  • Evitar palhinhas e bebidas com gás.
  • Em caso de inchaço da face, colocar gelo dentro de um saco, coberto por um pano, na região da pele que corresponde ao local da extração.
  • Se ocorrer sangramento, colocar compressa dobrada no local da intervenção e morder, fazendo pressão, durante meia hora.
  • Não escovar os dentes na região da cirurgia no dia da intervenção.
  • Comer no lado contrário ao da cirurgia.
  • Se a dor persistir após 3 dias, regressar ao consultório. A causa mais provável será uma infeção pós-cirúrgica.
  • A remoção da sutura (pontos) deverá ser feita uma semana depois da cirurgia (no caso de fio de seda, o mais comum). Após este período poderá causar infeção.
    Dr.ª Teresa Vieira

Periodontia - Implantologia