291 282 590 | 2ª a 6ª - 8h30 às 21h00 - sábado - 8h30 às 18h00

Aparelhos para adultos e crianças

(Ortodontia)

Conheça os diferentes tipos de aparelhos dentários

A especialidade de Ortodontia consiste na área da medicina dentária que trata e corrige mal-posições dentárias e/ou malformações do terço inferior do esqueleto facial.

Esta subdivide-se em dois grandes grupos:

  • Ortodontia Precoce Intercetiva – (A partir dos 5-6 anos até aos 12-13 anos)
  • Ortodontia Corretiva – a partir dos 12-13 anos

ORTODONTIA PRECOCE INTERCETIVA

A Ortodontia Precoce Intercetiva corresponde à sub-especialidade da Ortodontia que corrige as anomalias na dentição de leite ou mista. Consoante o diagnóstico realizado pelo Ortodontista Pediátrico podem utilizar-se aparelhos fixos ou removíveis, feitos à medida da dentição da criança.

Estes aparelhos podem ser coloridos ou com adereços à escolha, favorecendo desta forma a adesão ao tratamento por parte dos menores, cooperação na utilização dos aparelhos, e manutenção dos mesmos.

“O primeiro rastreio ortodôntico deve ser realizado por volta dos 5-6 anos, idade em que se iniciam as primeiras trocas dos dentes de leite pelos definitivos, sendo de grande importância avaliar se a criança apresenta um correcto desenvolvimento dos seus maxilares e de toda a estrutura muscular.

“O tratamento ortodôntico precoce é fundamental pois permite prevenir alterações no normal crescimento da face infantil e minimizar futuros problemas na dentição adulta.”

Ortodontistas Infantis:

DrA. ELSA PITA

DrA. ELSA PITA

Ortodontia

Dra. Catarina Cortez

Dra. Catarina Cortez

Odontopediatria - Ortodontia

ORTODONTIA CORRETIVA

Entende-se por corretiva toda a aparatologia que permite corrigir e tratar malposições dentárias após a fase de dentição mista – a partir dos 11 a 13 anos.

Regra geral todos os aparelhos corretivos são fixos, ou seja, com dispositivos que ficam cimentados nos dentes, com excepção do sistema de Alinhadores Ortodônticos – Sistema Clear Aligner.

Nesta fase, ao contrário da Ortodontia Precoce Interceptiva, já não serão possíveis movimentos ortopédicos dos maxilares, mas apenas ortodônticos.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE APARELHOS:

APARELHO FIXO CONVENCIONAL

É a mais conhecida forma de tratamento ortodôntico, sendo realizada através da colocação de aparelhos fixos na face frontal dos dentes, coadjuvados pela utilização de arcos e ligaduras elásticas – que podem ser coloridas ou não.

À semelhança do que já acontece nos grandes centros Europeus, os “brackets” metálicos estão a ser substituídos pelos “brackets” de cerâmica, bastante mais estéticos, confortáveis de utilizar, e com igual nível de eficácia. Na clínica encontrará os “brackets” cerâmicos da marca 3M, reconhecida internacionalmente como uma das melhores marcas de material dentário e ortodôntico.

Os aparelhos fixos convencionais estéticos permitem corrigir mal posições dentárias de forma acessível, sendo o sistema mais amplamente utilizado nos últimos 20 anos nos países desenvolvidos.

Acompanhando a tendência das novas tecnologias,  a clinica só coloca os aparelhos fixos de cerâmica.

Ortodontistas: Dr. Luis Macedo, Dr.ª Elsa Pita, Dr.ª Flávia Farinha

APARELHOS FIXOS AUTOLIGÁVEIS

É um dos sistemas mais revolucionários da Ortodontia moderna, sendo aparelhos que se colocam também na face frontal dos dentes. No entanto, ao contrário do que acontece no sistema convencional, não necessitam do uso de elásticos para o seu funcionamento.

Na clínica utilizamos o revolucionário sistema Damon, criado nos Estados Unidos da América, sendo possível escolher entre “brackets” de metal ou estéticos (em safira).

Este sistema, que se baseia no princípio da baixa fricção, permite realizar tratamentos ortodônticos em menor tempo, com uma redução de cerca de 30 a 40% do tempo total de tratamento. São também mais confortáveis de utilizar, sendo que na nossa experiência clínica existem menos queixas de dor ou desconforto por parte dos pacientes que optam por este sistema, relativamente ao convencional.

Devido ao tipo de forças executadas há também um decréscimo na incidência de tratamentos sujeitos a extrações dentárias, pois o sistema autoligável permite a criação de espaço nas arcadas dentárias.

Cerca de 65% dos Ortodontistas Europeus e Americanos estão a introduzir na sua prática clínica os  sistemas autoligáveis. A Clínica Arriaga está a acompanhar a tendência internacional.

Ortodontistas: Dr.ª Catarina Cortez, Dr Luis Macedo, Dr.ª Flavia Farinha

APARELHOS FIXOS LINGUAIS

São aparelhos cujas peças são totalmente aplicadas na face interna dos dentes, sendo praticamente invisíveis pela posição em que se encontram.

São aparelhos diferenciados e destinados a um público com exigências estéticas elevadas, sendo um dos sectores da Ortodontia que registou maior crescimento nos últimos anos. Permite que corrija o seu sorriso, em qualquer idade, de forma totalmente discreta.

Na clínica contamos com o sistema Incognito 3M, um sistema de ortodontia lingual totalmente inovador e revolucionário, em que o aparelho é feito por medida nos conceituados laboratórios de Ortodontia 3M em Bad Essen, Alemanha.

Os moldes são realizados por um Ortodontista Certificado em Sistema de Brackets Incognito, e posteriormente enviados para análise por uma equipa especializada que irá confecionar o aparelho à sua medida e elaborar um plano de tratamento em conjunto com o seu Ortodontista.

Ortodontista Certificado: Dr.ª Catarina Cortez

OUTROS APARELHOS FIXOS

Como complemento ao tratamento Ortodôntico fixo utilizamos, quando necessário, os inovadores aparelhos Distalizadores Carriere, que permitem correções até há pouco tempo apenas acessíveis através de cirurgias ou uso de aparelhos extra-orais.

Estes distalizadores são aparelhos coadjuvantes ao tratamento ortodôntico corretivo, sendo extretamente confortáveis e indolores, com taxas elevadíssimas de sucesso e resultados estéticos incríveis.

A clínica, na vanguarda da Ortodontia moderna, tem vindo a utilizar estes dispositivos nos últimos anos com elevadas taxas de sucesso e colaboração por parte dos pacientes, ao contrário de outros métodos mais invasivos que até há poucos anos não teriam outra alternativa.

O seu ortodontista irá analizar minuciosamente a posição dos seus dentes e determinar se necessita de distalizador antes do tratamento fixo, sendo que o seu uso reduz em cerca de 80{986e2a830ec3c2b5ee7787b9e67cf2554488f85a0e03214e92c5538efea94f06} o tempo de uso de elásticos intermaxilares durante o tratamento.

Ortodontistas: Dr. Luis Macedo, Dr.ª Catarina Cortez, Dr.ª Elsa Pita e Dr.ª Flávia Farinha

ALINHADORES INVISÍVEIS

O sistema Clear Aligner consiste num sistema de correção de mal-posições dentárias atraves de aparelhos transparentes, feitos por medida, e removíveis.

A grande inovação deste sistema é que permite que o paciente retire os aparelhos durante as refeições e para realizar a sua higiene oral, sendo altamente confortáveis de utilizar e transparentes!

À semelhança dos aparelhos linguais, permitem que alinhe o seu sorriso de forma discreta.

Todos os meses o seu Ortodontista enviará para Barcelona os seus moldes, que ao ser recebidos por uma equipa de especialistas, irão digitalizar e confeccionar os aparelhos à medida dos novos movimentos a realizar.

Deve ser executado por um Ortodontista Certificado em Sistema Clear Aligner.

Ortodontista certificado: Dr.ª Catarina Cortez

Alguns artigos sobre aparelhos dentários que podem ser do seu interesse:

Sinta-se mais confiante com o seu sorriso – Invisalign

A Invisalign foi a primeira marca no mundo a inventar uma forma de corrigir mal-posições dentárias através do uso de alinhadores transparentes, removíveis e praticamente invisíveis. Os alinhadores são feitos num material resistente, flexível e biocompatível criado...

O meu filho respira pela boca. Devo preocupar-me?

O MEU FILHO RESPIRA PELA BOCA, DEVO PREOCUPAR-ME? A resposta é, sem dúvida, sim! Uma criança que apresenta dificuldades em respirar pelo nariz, seja pela presença de adenoides ou amígdalas aumentadas, desvios do septo nasal, infeções de repetição ou mesmo por alergias...

Ressona ou deixa de respirar enquanto dorme?

RESSONA OU DEIXA DE RESPIRAR ENQUANTO DORME? O MÉDICO DENTISTA PODE AJUDAR. Saiba o que o está a afetar o seu sono. Quando estamos a dormir, assiste-se a um relaxamento dos músculos da via aérea superior e da língua. Isto pode obstruir a faringe, interferindo com a...