291 282 590 | 2ª a 6ª - 8h30 às 21h00 - sábado - 8h30 às 18h00

 EXPLICAÇÃO SOBRE A POSIÇÃO DOS DENTES

Ter uma falha na língua vai fazer com que os dentes se posicionem de forma diferente. Os dentes posicionam-se numa zona onde as forças da musculatura das bochechas anulam-se com as forças da musculatura dos músculos que constituem a língua.

Assim, quando uma das musculaturas não está a fazer a sua função (bochecha ou língua) existe um desequilíbrio a nível dos dentes. Isto faz com com que os dentes estejam mal posicionados e, por isso seja necessário usar aparelho dentário.

Problemas respiratórios | Língua

Então a língua numa posição normal, deve estar colocada atrás dos incisivos centrais superiores (nas rugas palatinas).

A posição normal da língua muitas vezes não é possível de ser conseguida em pessoas com problemas respiratórios.  Porque são pacientes alérgicos, com rinite alérgica e asma  e, a respiração em vez de ser pelo nariz é realizada pela boca.

Esta posição da língua leva a uma posição baixa da língua e, uma posição baixa da mandíbula e boca aberta. As características dos pacientes são normalmente de rosto longo, nariz obstruído, sibilos, olheiras, etc. porque respiram pela boca.

Por outro lado, a posição baixa da língua  leva a uma compressão do maxilar superior.

Surgem assim problemas com mordidas cruzadas anteriores/posteriores, apinhamento dentário, a não erupção de dentes (maior frequência de caninos), entre outros.

Este facto este deve-se à falta de espaço entre os dentes.

língua e interposição lingual e deglutição atípica

Outra posição anormal da língua acontece quando a mesma se interpõe entre os dentes.

Existem várias causas para essa ocorrência sendo na maioria das vezes um hábito deletério. Mas pode ainda ser devido a problemas dentários (falta de dentes). 

Todavia, é importante avaliar estas alterações o quanto antes, uma vez que a taxa de sucesso  é maior se forem diagnosticadas precocemente.

Mas, se suspeitar que tem algum destes sintomas, recomendamos a ida ao dentista para aconselhamento.

Trabalho em equipa

É importante salientar que muitos destes problemas são tratados em equipa: Isto é, muitas vezes é uma sinergia entre ortodontista/ terapeuta da fala / alergologista que permite ultrapassar estes problemas e conseguir atingir uns dentes corretamente posicionados.

Em resumo,  uma correta respiração e posição da língua  irá  permitir um aumento da qualidade de vida.

FAÇA JÁ A SUA MARCAÇÃO DE CONSULTA 

%d blogueiros gostam disto: