291 282 590 | 2ª a 6ª - 8h30 às 21h00 - sábado - 8h30 às 18h00

Doença das Gengivas

(Periodontologia)

A PERIODONTOLOGIA (doença das gengivas) é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos periodontais, que são os tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento periodontal, responsável pela ligação entre os dentes e os maxilares.

As doenças periodontais são provocadas pelo depósito de placa bacteriana e de tártaro (placa bacteriana calcificada) na cavidade oral, o que pode levar a uma inflamação aguda ou crónica dos tecidos periodontais.

Podemos dividir as doenças periodontais em dois grandes tipos, sendo eles a gengivite, que corresponde a uma inflamação das gengivas e que é muito frequente, principalmente nos adolescentes. Quando a gengivite não é convenientemente tratada, pode avançar para um tipo mais grave de doença periodontal que é a periodontite e que afeta, para além da gengiva, o próprio osso de suporte do dente, o que em última instância pode levar à perda dos dentes por falta de suporte ósseo.

Atualmente, estas doenças representam uma grande percentagem das causas de perda de dentes nos adultos e a deteção precoce dos sintomas pode ser crucial na sua prevenção. Os sintomas podem passar por: gengivas vermelhas e com volume aumentado, sangramento espontâneo ou durante a escovagem dentária, mau hálito ou dentes a abanar.

 

Dr. ª Teresa Vieira

Dr. ª Teresa Vieira

Periodontia - Implantologia