O que é a harmonização Orofacial na Medicina Dentária?

Harmonização Orofacial na Medicina Dentária
O que é a harmonização Orofacial?

“A harmonização Orofacial mais do que corrigir rugas, corrige sorrisos tristes”

Efetivamente, quando falamos em Harmonização Orofacial (HOF) referimo-nos à procura do equilíbrio da face. Isto é, tanto no sentido vertical como horizontal, e não apenas no tratamento dos sinais do envelhecimento.

Desta forma, as diversas técnicas de HOF fazem parte integrante de um correto planeamento por parte do Médico Dentista. O que permite otimizar os resultados dos tratamentos e atingir resultados de excelência.

Quando falamos das diversas técnicas de HOF, falamos em técnicas não cirúrgicas como a aplicação de toxina botulínica (comumente conhecida como Botox) e a utilização de preenchedores como o ácido hialurónico.

Assim sendo, na Medicina Dentária são várias as suas aplicações, como por exemplo:
  1. Restituir o suporte e volume do lábio perdido
  2. Relaxamento de certos músculos que possam comprometer a estabilidade das próteses removíveis
  3. Melhorar a projeção dos tecidos moles;
  4. Reduzir ou até mesmo corrigir o sorriso gengival bem como melhorar casos de sorrisos assimétricos;
  5. Corrigir sorrisos invertidos e tristes;
  6. Melhorar os sulcos naso-genianos (bigode chinês), através da sustentação da região da bochecha, conferindo também um aspeto mais suportado da porção superior do lábio e tecidos envolventes;
  7. Preenchimento das papilas (as gengivas entre os dentes) pode ajudar na diminuição dos triângulos negros conferindo um sorriso mais saudável
  8. Opção de tratamento na atenuação da sobrecarga muscular associada a hábitos parafuncionais, como o bruxismo, e/ou hipertrofia massetérica e também como tratamento coadjuvante das cefaleias de tensão.

 Deste modo, o caráter estético presente nestes tratamentos são de uma grande importância e impacto na autoestima dos pacientes. O que se interliga diretamente com as suas faculdades terapêuticas. Pois os pacientes perante situações de disfunção ou até mesmo quadros de dor, quando a sua qualidade de vida e bem-estar é devolvida, têm uma melhor resposta nos tratamentos.

Por fim, e sem tirar valor à importância da estética na atualidade, os tratamentos de harmonização facial em conjunto com os tratamentos de Medicina Dentária permitem atingir um sorriso ainda mais bonito e conferem-lhe a importância merecida. Isto porque o sorriso é o nosso cartão de visita e uma chave importante para uma boa autoestima e saúde global.


QUERO MARCAR CONSULTA

Leave comment