Curiosidades sobre odontopediatria

Os selantes de fissuras são um tipo preventivo, cujo o objetivo é proteger os dentes das cáries. É um verniz aplicado sobre o dente integro.

Deixamos algumas curiosidades sobre odontopediatria:

Hoje falamos de algumas questões mais frequentes colocadas em gabinete pelos pais dos nossos pequeninos.

Selantes de fissuras:

Quando colocar os selantes de fissuras?

O odontopediatra irá avaliar o risco de cárie dos seus filhos e ponderar a melhor altura, porém na sua maioria são feitos mal e o dente acaba por erupcionar (nascer).

Fio dentário em crianças? Deve ser utilizado?

O fio deverá ser utilizado a partir do primeiro contacto entre dentes. Crianças com os dentes totalmente afastados não devem utilizar. O que acontece na sua maioria são crianças com falta de espaço e os dentes de leite estão muito juntos e por isso temos de passar o fio.

Existe a possibilidade de utilizarmos o flosser, que tem a parte do cabo em que seguramos e que facilita o seu uso.

Também deverá ser utilizado antes da escovagem.

Placa Bacteriana:

A placa bacteriana é uma película que se forma na superfície dos dentes, resultante da falta da escovagem ou até mesmo da escovagem inadequada. É essa película que ao não ser removida irá provocar inflamação gengival e problemas periodontais, assim como aumentar o risco de outras lesões orais como cáries.

Assim, a melhor forma para evitarmos a placa bacteriana é utilizarmos uma boa técnica de escovagem 2x ao dia, durante 2 min.

Felizmente no mercado já existem ferramentas que nos permitem identificar a placa bacteriana em casa, falo por exemplo de reveladores de placa bacteriana, em pastilha ou até mesmo dentífrico com flúor, que coram as zonas da placa bacteriana. Assim, tanto os pais como os meninos podem ver as zonas que necessitam de um reforço de higienização.

Traumatismo dentário em geral:

Todavia, os traumatismos dentários são muito frequentes em crianças pequenas, sobretudo no ambiente escolar, desportivo ou quando começam a andar.

Deste modo, existem vários tipos de traumatismos, desde os mais simples que consistem apenas no “partir” de algum bordo de dente até aos mais complexos como avulsão e a intrusão.

Seja qual for o tipo de traumatismo, o importante é desde logo procurar um médico dentista, de preferência um odontopediatra. A consulta pós-traumatismo é muito importante para avaliar a situação oral, radiografar a parte óssea, reformular os cuidados na alimentação, alertar para possíveis complicações e sobretudo estabelecer um bom controlo. Por isso, mesmo achando que até não tem nada, será bom procurar o dentista, pois muitas vezes os danos ósseos só são vistos por Raio-X.

Escovas elétricas vs manuais:

Sabia que as escovas elétricas para além de serem inovadoras, são motivacionais, boas para desmistificar os medos do barulho e do movimento, com detetores de pressão, com bonecos e com cabeças pequenas.

Quero Marcar Consulta