REMOÇÃO DO APARELHO DENTÁRIO ANTES DO TEMPO

remoção do aparelho antes do tempo

REMOÇÃO DO APARELHO DENTÁRIO ANTES DO TEMPO

Quando é colocado um aparelho ortodôntico, é dada uma estimativa aproximada ao paciente da duração do tratamento. No entanto, fatores como a fisiologia e a colaboração de cada paciente vão influenciar o tempo necessário para o médico dentista ortodontista completar a correção ortodôntica.

A remoção do aparelho dentário antes do tempo é prejudicial à correção ortodôntica.

Após colocado, o paciente é livre, a qualquer momento, de decidir remover o seu aparelho fixo e cessar o tratamento ortodôntico. No entanto, se o tratamento ainda não estiver finalizado essa escolha poderá ter consequências.

A remoção precoce do aparelho não é recomendada e pode levar a recidivas do tratamento ortodôntico e a problemas oclusais e periodontais.

Em primeiro lugar, um dos principais objetivos de uma correção ortodôntica é atingir uma oclusão estável e funcional. Ou seja, os dentes deveram ficar a bater bem uns com os outros e a engrenar na posição correta para que se mantenha saúde dentária e da articulação temporomandibular ao longo do tempo. E, para que haja menos probabilidade de recidivas.

Ao tirar o aparelho antes do tempo, será muito provável que essa posição estável e engrenagem ainda não tenha sido atingida e isso poderá originar vários problemas. Os dentes como não “encaixam” bem, poderão voltar a entortar de novo;

Poderão ficar dentes a contactar incorretamente com outros dentes (Trauma oclusal) e originar problemas periodontais como recessões gengivais;

Como os dentes não estão na posição que deveriam estar, os movimentos funcionais da mandíbula não se vão processar corretamente podendo, mais tarde, surgir disfunção da articulação temporomandibular com dor associada.

Por fim, ao removermos o aparelho antes do tempo, não vamos dar o tempo necessário para que este processo ocorra e os dentes vão rapidamente voltar à sua antiga posição e entortar.

Para além disso, após o movimento dentário se processar e os dentes estarem alinhados, existe a necessidade da permanência do aparelho ortodôntico.

PARA A ESTABILIZAÇÃO DA POSIÇÃO DOS DENTES. ISTO PORQUE, AS FIBRAS PERIODONTAIS (FIBRAS ELÁSTICAS QUE LIGAM O DENTE AO OSSO).

Após o dente se movimentar, vão passar por um processo de reorganização/remodelação que vai permitir estabilizar o dente na nova posição.

Em suma, a remoção precoce do aparelho não é recomendada e pode levar a recidivas do tratamento ortodôntico e a problemas oclusais e periodontais.  

Quero Marcar Consulta

Leave comment