COMO POSSO SABER SE TENHO CÁRIE DENTÁRIA?

COMO POSSO SABER SE TENHO CÁRIE DENTÁRIA?

COMO POSSO SABER SE TENHO CÁRIE DENTÁRIA?

As cáries são provocadas pela ação de bactérias e causam a destruição parcial ou total dos dentes. Mas a presença de cáries, uma alimentação inadequada e uma higiene oral insuficiente, facilita o aparecimento de cáries.

Os dentes são afetados de diferente maneira, pois são mais suscetíveis à cárie dentária. Assim, mal erupcionam porque não atingiram a  maturação completa. Naturalmente, os dentes molares e pré-molares possuem uma forma mais irregular com sulcos e fissuras. E, são os dentes que  mastigam mais e os restos alimentares acumulam-se.

Por outro lado, existe alguma  dificuldade na escovagem destes dentes porque estes se localizam mais atrás. Por conseguinte, facilitam a acumulação de bactérias e restos alimentares. Mas, para prevenir o aparecimento de cárie, requer  uma boa higiene dentária e consultas de controlo de 6 em 6 meses.

Quando sente a presença de uma cavidade, ou a ausência de uma parte do dente, poderá ter cárie dentária. Podem ser detetadas ao passar o fio dentário, se ficar preso ou desfiar-se na sua presença.

Com efeito se notar alguma alteração de cor, como manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas nos dentes , deverá consultar o dentista. Porque a deteção de cáries numa fase inicial normalmente só consegue ser realizada pelos mesmos.

QUERO MARCAR CONSULTA

Leave comment