Barodontalgia, um palavrão por descobrir.

Quando ando de avião ou faço mergulho e tenho dores de dentes, a que é que se deve? Titulo: Barodontalgia, um palavrão por descobrir.

Quando andamos de avião ou fazemos mergulho, podemos ter dores de dentes? Parece uma questão disparatada e sem qualquer associação lógica, no entanto, é possível acontecer pontualmente em ambas as situações. Como sabem, quando se anda de avião ou fazemos mergulho em profundidade, o corpo humano está sujeito a uma variação anormal de pressão atmosférica que pode ser a razão causal para uma dor de dente. Portanto, a este quadro de dor de dente é o que chamamos na Medicina Dentária de Barodontalgia (Baro = pressão; odonto = dente; algia = dor).

Mas porque é que esta situação ocorre? Por uma, simples razão – Pressão. É provável que já tenham tido a sensação de ouvidos tapados ou entupidos. Por ex.: quando sobem até à montanha ou, na situação antagonista, quando nadam em profundidades maiores. Como se pode ver, esta sensação deve-se a uma alteração da altitude que leva a uma mudança na pressão nos ouvidos e o mesmo acontece no caso dos dentes. Então, se imaginarmos o dente como uma pequena caixinha, em que no seu conteúdo hipoteticamente existe “ar”, perante alterações de pressão no exterior o volume/espaço desse “ar” diminui ou aumenta e são estas variações que causam dor.

Supondo que, já conhecem a razão pela qual esta dor ocorre, é importante explicar que esta dor apenas surge quando existe um problema a priori . Assim, após o restabelecimento das condições de pressão esta desaparece.

Portanto, quando falamos em Barodontalgias estas podem ser divididas em duas classes: as diretas ou as indiretas:
Barodontalgias diretas:

Nas barodontalgias diretas: a dor acontece devido a um problema pré-existente no dente. Como é o caso de situações de:

  1. Cáries muito profundas e extensas;
  2. Inflamação do nervo (pulpite) ou necrose do nervo;
  3. Infeções na raiz do dente;
  4. Dentes submetidos a tratamentos de canal (tratamento endodôntico) recentes;
  5. Restaurações insatisfatórias e infiltradas, são algumas das razões que podem levar ao surgimento de barodontalgias.
Barodontalgias indiretas:

As barodontalgias indiretas, são muito menos comuns e desenvolvem-se devido à ação da pressão sobre os seios paranasais, clinicamente conhecida como Barosinusite – sendo, por exemplo, a sinusite um fator de risco;

Em suma, a barodontalgia é uma condição que pode acontecer devido a um problema já existente nos dentes. Deste modo, e após vivenciar este tipo de dor, nestas situações específicas, é importante que consulte o seu Médico Dentista. Pois ele saberá fazer o diagnóstico e disponibilizar o melhor tratamento para que não volte a acontecer.

QUERO MARCAR CONSULTA 

Leave comment