O tártaro e as suas complicações. 5 maneiras para prevenir o tártaro

O que é que pode causar o excesso de tártaro?

O tártaro, vulgarmente chamado “pedra”, resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.

Efetivamente, o tártaro deposita-se com mais frequência nos dentes da frente, (mais especificamente entre os dentes inferiores), e nos dentes superiores posteriores, principalmente junto ao primeiro molar. Ou seja, surge junto aos ductos excretores de saliva, acabando esta por favorecer a formação de tártaro devido à sua composição.

Regra geral, a formação de tártaro resulta da acumulação de placa bacteriana não removida pela escovagem e passagem com fio dentário. Ou seja, resulta da placa que fica depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempo mais ou menos prolongados. Daí a importância de manter uma boa higiene oral.

O tártaro causa mau hálito (halitose), podendo nalguns casos produzir um cheiro acentuado, tornando-se assim num considerável incómodo.

Deste modo, a presença de tártaro e de placa bacteriana podem causar o aparecimento de diversas doenças e complicações, tais como:
  • Cárie dentária;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

No entanto, a sua prevenção passa essencialmente por uma adequada higiene oral.

5 Medidas a adotar para prevenir o aparecimento do tártaro:
  1. Escovar os dentes 2 a 3 vezes por dia;
  2. Usar fio dentário e escovilhões;