RECESSÃO GENGIVAL – SAIBA QUAIS SÃO AS CAUSAS

RECESSÃO GENGIVAL – SAIBA QUAIS SÃO AS CAUSAS

SAIBA QUAIS SÃO AS CAUSAS DA RECESSÃO GENGIVAL

Ademais, a recessão gengival caracteriza-se por um deslocamento da margem gengival e  consequentemente a exposição da raiz do dente.

Acima de tudo, esta condição pode então resultar então numa maior suscetibilidade para a cárie radicular. De igual modo, a hipersensibilidade dentária, a acumulação de placa bacteriana,  o aparecimento de doença periodontal e comprometer a estética.

Além disso, a recessão gengival é uma condição que normalmente resulta de uma combinação de diversos fatores tais como os fatores predisponentes e externos que abaixo passamos a descrever:

FATORES PREDISPONENTES (CARACTERÍSTICAS ANATÓMICAS LOCAIS QUE FAVORECEM O SEU APARECIMENTO):

• Pouca quantidade de gengiva aderida (gengiva fina)
• Perdas ósseas localizadas
• Posição do dente na arcada dentária
• Inserções altas dos freios labiais
• Oclusão traumática

FATORES EXTERNOS:

• Placa bacteriana
• Trauma mecânico relacionado com a escovagem
• Tratamento ortodôntico
• Trauma químico (ex.: tabaco)

1. TRAUMA POR ESCOVAGEM

Como resultado, a força exercida durante a escovagem, a dureza das cerdas da escova, a técnica de escovagem e a frequência com que é trocada a escova. Assim, estes são os principais fatores que contribuem para o aparecimento de recessões gengivais.

2. PLACA BACTERIANA E INFLAMAÇÃO GENGIVAL

De acordo com a exposição da raiz do dente é frequente uma maior acumulação de placa bacteriana (tártaro) o que leva a uma inflamação da gengiva e, consequentemente aumenta a progressão da recessão gengival.

Em conclusão, a presença destas recessões gengivais dificulta o posicionamento da escova porque compromete a remoção eficaz da placa bacteriana no local.

3. POSIÇÃO DENTÁRIA

Assim, o mau posicionamento dentário faz com que este dente, na maior parte das vezes, esteja rodeado por uma gengiva muito fina. E, consequentemente favorece o aparecimento de recessões gengivais.

4. INSERÇÃO DO FREIO

Do mesmo modo, a presença de freios labiais altos provoca uma tração excessiva da gengiva e dificulta a escovagem. Sendo que esta situação pode ser corrigida cirurgicamente.

5. TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Em resumo, o tratamento ortodôntico só está contra indicado em pacientes com má higiene. Isto porque a presença de placa bacteriana provoca inflamação da gengiva e favorece o aparecimento das recessões gengivais durante o decorrer do tratamento.

6. ESPESSURA DA GENGIVA

Ou seja, as pessoas com gengivas finas têm uma maior suscetibilidade para o aparecimento de recessões gengivais.
Por conseguinte, é importante identificar a/as causas associadas ao aparecimento da recessão gengival de forma a evitar a sua progressão e se possível criar condições para que esta seja corrigida cirurgicamente.

Leave comment