Reabilitação oral em implantes dentários

Reabilitação Oral Em Implantes Dentários

A opção mais aconselhada para a reabilitação ou substituição de dentes perdidos são os implantes dentários.

O que são Implantes Dentários?

São dispositivos médicos fabricados numa liga de titânio que são implantáveis no osso onde não dispomos do dente natural. Por outras palavras, o implante é uma raiz artificial do dente ausente que servirá de suporte a uma coroa. São assim ideais à reabilitação oral.

Quais os passos para a colocação de implantes dentários?

Primeiramente devemos PLANIFICAR o caso, com exames clínicos e radiográficos como também analisar alguns exames médicos, garantido que existe uma boa saúde oral e geral para a condução do implante dentário.

Após essa planificação avançamos para a CIRURGIA, sendo esta simples, feita em consultório com anestesia local. Neste mesmo dia podem colocar-se próteses/coroas provisórias.

A FASE RESTAURADORA tem por objetivo proporcionar função mastigatória e estética. Poderá ocorrer no dia da cirurgia ou até 6 meses após a colocação do implante dependendo do caso.

Por fim, deverá haver MANUTENÇÃO do implante dentário, através dos cuidados de higiene oral e as visitas regulares ao médico dentista para assegurar a durabilidade do implante.

Benefícios dos Implantes Dentários

A principal vantagem é serem semelhantes aos dentes naturais, tanto a nível estético e de autoconfiança, assim como proporcionar função fonética e mastigatória. Outro benefício é a facilidade na higienização do mesmo, visto que são como um dente natural.

Existe uma idade mínima e máxima para colocar implantes?

De modo geral, até ao crescimento craniofacial estar concluído é contraindicado a colocação de implantes, assim sendo devemos esperar até aos 18 anos de idade aproximadamente.

Não existe uma idade máxima para a colocação de implante dentário, apenas será necessária uma planificação mais específica e detalhada com base no historial médico e o seu bem-estar geral.

Pacientes diabéticos e fumadores podem colocar implantes?

Sim podem, mas devem ser alertados dos riscos que a sua condição atual propõe.

Vários estudos apontam que fumadores de mais de dez cigarros diários ou diabéticos I ou II não controlados podem diminuir entre 6 a 10% a taxa de durabilidade do implante.

Nestes casos, os pacientes são sujeitos a controlos periódicos com intervalos mais curtos (3 em 3 meses).

Pacientes com osteoporose podem colocar implantes dentários?

Sim, na maioria dos casos é possível considerar a sua colocação. Estes pacientes habitualmente estão medicados por via oral com bisfosfonatos, em que há uma redução na atividade das células do tecido ósseo. Contudo, é muito reduzido para a não integração óssea do implante. Por outro lado, nos casos em que há uma agravação da condição clínica e a necessidade da terapia por via endovenosa, a colocação do implante é contraindicada.

Quais as contraindicações para colocar implantes?

Atualmente são poucas as contradições absolutas para a cirurgia dos implantes.

A ocorrência de um acidente isquémico transitório (AIT), um acidente vascular cerebral (AVC) e um enfarte agudo do miocárdio INFERIORES a 6 meses contraindicam qualquer intervenção. A doença oncológica não controlada ou em fase de tratamento (quimioterapia e/ou radioterapia) ou tratamentos endovenosos com bisfosfonatos são de contraindicação absoluta. É proposto uma reabilitação removível (próteses removíveis) para melhorar a sua função mastigatória nestes casos.

Qual o tempo de vida de um implante?

Se existir uma higiene oral eficaz e consultas regulares ao médico dentista, podemos expectar que o implante tenha uma taxa de sobrevivência e sucesso a longo prazo muito significativo.

Quero Marcar Consulta

Leave comment