PREVENÇÃO DE CÁRIE EM DIFERENTES IDADES:

Prevenção de cáries em diferentes idades

PREVENÇÃO DE CÁRIE EM DIFERENTES IDADES:

A prevenção de cárie em diferentes idades é importante para ter um sorriso saudável.

cárie é uma doença provocada pela ação de determinadas bactérias.  Estão, associadas a uma higiene oral deficiente e  alimentação inadequada  que, podem originar a destruição parcial ou total do dente e causar infeções.

Mas, os hábitos alimentares mudam conforme a idade e existem hábitos que podem deixar o paciente mais susceptível ao aparecimento da doença. Então o aumento do consumo de  alguns alimentos irão ajudar no seu aparecimento. Temos como exemplo,  os alimentos  açucarados, bebidas como o café, o chá, o vinho, os refrigerantes, o tabaco e os medicamentos.

CUIDADOS PARA OS CASOS DE CÁRIES EM CADA FAIXA ETÁRIA:

Bebés e crianças: usar pastas dentífricas com flúor adequadas a sua faixa etária,  mas os pais devem escovar ou auxiliar a criança na sua higienização sempre após as refeições. E, visitar o odontopediatra desde o aparecimento do primeiro dente com regularidade.

Adolescência: O adolescente já tem destreza suficiente para higienizar de forma autónoma,  e deve higienizar sempre após as refeições.  Mas, deve evitar comer alimentos açucarados e visitar o seu médico dentista regularmente (6 em 6 meses).

Adulto: É importante evitar o consumo de algumas bebidas que favorecem a erosão dental. Como o café e refrigerantes e, escovar sempre após as refeições juntamente com a passagem do fio dentário. Mas, deve visitar o seu médico dentista regularmente.

Idoso:  Porque nesta fase etária começam a ter problemas de visão e nas articulações que podem conduzir a um aumento de dificuldade para a higiene oral. Dessa maneira, as visitas ao consultório são muito importantes. Para os que usam prótese devem higienizá-la após as refeições e mantê-la hidratada durante a noite num copo com água.