Flúor – mitos e factos

Fluoride

Excesso de flúor faz mal aos dentes?

Verdade. O excesso de flúor pode causar uma condição denominada de fluorose dentária, causando manchas nos dentes devido a uma hipomineralização do esmalte amarelada ou acastanhada. É fundamental os pais estarem atentos às primeiras escovagens dos seus filhos, controlarem a quantidade de pasta de dentes fluoretada e evitar que engulam a pasta de dentes.

O flúor previne cáries?

Verdade. O flúor ao entrar em contacto com o dente tem a capacidade de tornar o esmalte mais resistente e assim ganha maior defesa às agressões dos produtos ácidos formados pelas bactérias. Estes ácidos são a causa da desmineralização do esmalte dos dentes, levando ao aparecimento de cáries.
Este, juntamente com a saliva, tem a capacidade (em ambiente saudável) de favorecer a remineralização dos dentes e assim evitar as cáries.

Os produtos das crianças não devem conter flúor?

Mito. Tantos as crianças como os adultos necessitam de flúor para uma boa mineralização dos dentes. No entanto, as quantidades devem ser ajustadas e adequadas a cada idade. Assim, em quantidades corretas este
não tem contra indicação nas crianças nem apresenta riscos de saúde. A quantidade de pasta de dentes fluoretada deve ser do tamanho de um grão de arroz (1000ppm) para os bebés e do tamanho de uma ervilha para crianças já com dentes permanentes (1450ppm).

Quero Marcar Consulta

Share:
Leave comment