class="post-template-default single single-post postid-3858 single-format-image wp-embed-responsive " data-site-content-bg =#ffffff >

OS SEUS DENTES ESTÃO SENSÍVEIS AO QUENTE E AO FRIO?

DENTES SENSÍVEIS AO QUENTE E AO FRIO?
Os seus dentes estão sensíveis ao quente e ao frio?

Se costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas geladas ou quentes, então este artigo é para si. 

Acima de tudo, a sensibilidade é uma dor causada pela exposição dos tubos dentinários. E, deste modo é a causa mais comum a exposição da raiz dos dentes na área cervical por retração gengival.

Note-se que estes dados afetam cerca de 57% da população portuguesa e merece toda a nossa atenção. De igual modo, um arrefecimento do clima pode levar a uma maior sensibilidade dentária. Este dado deve-se à exposição dos tubos dentinários, o que causa desconforto e dor nos dentes.

Da mesma forma, o esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Do mesmo modo, essa proteção poderá ser removida ou perdida por algum agente causador expondo a dentina. E assim dá origem à sensibilidade dentária. 

FATORES DE RISCO DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA:

SINTOMAS DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA:

  • Sensação de dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas;
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos;
  • Dor ao inspirar ar frio;
  • Se sentir dor ao escovar os dentes.

CAUSAS DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA:

  • Desgaste do esmalte (escovas duras ou força exagerada na escovagem);
  • Retração da gengiva;
  • Erosão dentária (alimentos ou bebidas ácidas);
  • Erosão dentária (bulimia ou refluxo gastroesofágico).

TRATAMENTO:

Contudo, o tratamento da sensibilidade dentária depende das suas causas. Assim, para evitar desconforto no Inverno, existem alguns hábitos que podem reduzir a sensibilidade. Falamos da aplicação de verniz de flúor, a utilização de uma pasta dentífrica para dentes sensíveis, a aplicação de um agente fixador, a correção dos hábitos de escovagem e o uso de uma escova de dentes suave.

Além disso a escovagem dentária, deve ser feita com movimentos rotatórios para uma menor agressão das gengivas. Mas em casos particulares poderá até ser necessário um enxerto gengival da zona sensível.

QUERO MARCAR CONSULTA 

Leave comment