Saúde oral e a alimentação

Saúde oral e a alimentação

No passado dia 16 de outubro celebramos o dia mundial da alimentação e de facto a alimentação e a saúde oral andam de mãos dadas, uma vez que todo o processo digestivo começa pela boca. Assim, os dentes têm uma extrema importância para auxiliarem na nossa alimentação assim como aquilo que nós comemos tem impacto na nossa cavidade oral (dentes, língua).

Qual a importância da nossa boca para a alimentação?

A boca e as suas estruturas, nomeadamente os dentes, língua e saliva, assumem um papel fundamental na mastigação, produção do bolo alimentar e por sua vez do processo de digestão.

Quando as pessoas têm falta de dentes ou quando estes dentes estão mal posicionados (ex. mordidas cruzadas), toda a nossa função mastigatória está alterada.

Os diferentes tipos de dentes têm funções particulares de cortar, rasgar ou triturar os nossos alimentos…se os nossos dentes falham, o nosso bolo alimentar não fica tão desenvolvido e por sua vez a absorção também sofre alterações.

A saliva também assume um papel importante uma vez que devido à sua viscosidade, permite lubrificar e dissolver os alimentos, permitindo que as papilas gustativas da nossa língua sintam o sabor dos alimentos.

Qual a importância da alimentação para a saúde oral?

Os alimentos que ingerimos contribuem para o correto desenvolvimento e manutenção das nossas estruturas orais, quer sejam dentes e mucosas.

A ingestão de alimentos ricos em vitaminas C, D, Cálcio e fibras mantém os dentes saudáveis.

Uma dieta rica em açúcares, gorduras saturadas provoca problemas dentários e gengivais.

Por outro lado, o consumo de alimentos muito pigmentados, refinados e temperados causam problemas de mau hálito e pigmentação.

Do mesmo modo, uma dieta rica em alimentos muito ácidos provoca erosão.

Recomendações
  • Manter uma correta higiene oral, idas regulares ao médico dentista e seguir os protocolos recomendados: bochechos, escovagem dos dentes pelo menos 2 vezes por dia.
  • Não escovar os dentes logo após a ingestão de ácidos.
  • Manter uma alimentação equilibrada e variada, estabelecendo 1-2 dias de “abuso” em que também reforçamos a higiene oral.
  • Manter a correta ingestão de água.

Quero Marcar Consulta

Leave comment