O QUE É ENXERTO GENGIVAL?

QUANDO É QUE NASCEM OS DENTES DO SISO?

O QUE É ENXERTO GENGIVAL?

O que é um enxerto gengival

O enxerto gengival é um procedimento cirúrgico e tem como objetivo recuperar a harmonia do sorriso perdida devido à retração gengival ou atrofia gengival.

Este procedimento é indicado para:

• Recobrir raízes dentárias expostas por retração gengival;
  • Prevenir a recessão tecidual em indivíduos com biótipo gengival fino;
  • Aumentar o volume das gengivas para fins estéticos na região anterior;
  • Melhorar o resultado estético e funcional com próteses dentárias fixas.

Então as gengivas não são todas iguais e, como tal existem algumas que são espessas e queratinizadas e outras finas e delicadas. Ora isto irá implicar no sucesso da colocação do enxerto. Mas, as gengivas mais finas apresentam uma maior tendência de recidiva e, como tal é importante escolher o tipo de enxerto para obter melhores resultados.

Tipos de enxertos gengivais:

• Enxerto gengival de tecido conjuntivo;
  • O Enxerto de gengiva livre;
  • E o enxerto de gengiva pediculado.

PÓS-OPERATÓRIO:

pós-operatório é simples mas exige muito cuidado e atenção do paciente submetido ao tratamento. Mas a higiene da cavidade oral deve ser continuada e com muito cuidado.

E como tal, o paciente não pode:

• Realizar movimentos bruscos com os lábios durante sete dias (deve evitar falar);
  • higiene do local operado é realizada pelo dentista no consultório;
  • Dieta mole e tépida durante as duas primeiras semanas;

Assim, duas semanas após a cirurgia a alimentação e a higiene podem voltar a ser retomadas sem riscos.

COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS:

Mas as complicações cirúrgicas com enxertos gengivais, como infeções e inflamações, são raras. E dependendo do biótipo gengival, o procedimento pode ser necessário repetir, passados 7 anos da primeira intervenção.

Porque a técnica com enxerto gengival livre apresenta um menor índice de recidiva ao longo dos anos. Assim, torna o procedimento ideal para recuperar falhas estéticas e funcionais próximas às próteses dentárias em porcelana e implantes osteointegrados.