QUANDO É QUE NASCEM OS DENTES DO SISO?

QUANDO É QUE NASCEM OS DENTES DO SISO
QUANDO É QUE NASCEM OS DENTES DO SISO?

Naturalmente os dentes do siso nascem geralmente entre os 17 e os 21 anos. E, podem erupcionar após esse intervalo de idades. Mas, os dentes do siso são os últimos a nascer de cada lado dos maxilares. No entanto, o tempo que demorará a nascer depende do espaço existentes nessas áreas. Porém, existem casos de agenesia dos sisos (não existência), ou seja, verifica-se uma ausência do gérmen que origina o dente do siso.

Todavia, pode ocorrer uma inflamação da gengiva circundante (pericoronarite ou infeção pericoronária). No entanto, estas causas são associadas principalmente à erupção incompleta do dente do siso. E, como consequência aparecem sintomas como dor forte, gengiva inchada por edema ou abcesso, limitação na abertura da boca e mau hálito.

Por vezes, o dente do siso está incluso ou semi-incluso, devido a uma incorreta erupção do dente. Contudo, o dente permanece impactado e torto ou até mesmo retido dentro do osso maxilar. Mas isto só acontece quando não existe espaço suficiente para o seu correto posicionamento na arcada dentária. Ou quando a sua posição é horizontal (deitado) dentro do osso maxilar.  E, desta forma impede a sua erupção. Supondo que é um dente incluso pode verificar-se uma reabsorção das raízes do dente vizinho. E, no caso do dente semi-incluso originar o aparecimento de cáries, devido à impactação alimentar e dificuldade na higienização.

QUANDO É QUE DEVEMOS EXTRAIR OS DENTES DO SISO?

extração do siso deve ser considerada quando:

• Há falta de espaço na arcada dentária;
  • Permanece incluso, causando sintomatologia ou reabsorção das raízes adjacentes;
  • Cárie sem tratamento;
  • Fratura dentária;
  • Formação de quistos associados ao dente.

QUERO MARCAR CONSULTA